Multimédia é a combinação, controlada por computador, de pelo menos:
- Um tipo de media estático (texto, fotografia, gráfico) com um tipo de media dinâmico (vídeo, áudio, animação), assim classificados quanto à sua natureza espácio-temporal.
Quanto à sua origem, os tipos de media são classificados como:
- Capturados: são produzidos pelo computado (animações);
- Sintetizados: são obtidos através da realidade existente (áudio ou vídeos capturados por câmaras).
Modos de divulgação dos conteúdos multimédia:
- Online: disponibilidade de uso imediato dos conteúdos multimédia (uso de uma rede local ou da WWW);
- Offline: efetuada através da utilização de suportes de armazenamento, na maioria das vezes do tipo digital (CD e DVD).
Linearidade e Não-Linearidade
- Sistemas de Multimédia Linear
É um sistema passivo com um nível de transferência onde o utilizador recebe a informação, instrução, suporte e entertenimento sem qualquer controlo sobre o conteúdo da apresentação.
- Sistemas de Não-Linearidade
É um sistema com um nível de tranferência de informação mais elevado. O utilizador pode participar activamente na apresentação, tendo a possibilidade de optar pela manipulação de diferentes conteúdo.
A linearidade multimédia pode ser entendida como o facto do utilizador apenas receber a informação que é transmitida pelo computador, não podendo alterá-la nem decidir como a acção se desenrola. Existe não-linearidade multimédia quando o utilizador não está limitado a receber as informações que o computador lhe envia, pode interagir com ele e decidir o desenrolar da apresentação.
Tipos de Produtos Multimédia:
Baseados em páginas: organização semelhante à utilizada nos media tradicionais em suporte de papel como revistas, livros e jornais
Baseados no tempo: é uma organização com uma lógica semelhante à utilizada na criação de um filme ou animação. Durante o desenvolvimento deste tipo de produtos multimédia os conteúdos podem ser sincronizados permitindo assim definir o momento em que dois ou mais deles estão visíveis.
Representação Digital ou Binária da Informação
Um computador pode ser utilizado como um processador simbólico através da representação digital da informação. Estes sistemas processam a informação através do software com que operam, no entanto, o hardware trabalha com o sistema binário.
No sistema numérico binário é utilizado apenas os dígitos 0 e 1, deste modo, toda a informação armazenada nos sistemas informáticos é codificada através de diferentes combinações entre os dígitos binários. Estas combinações podem ser representadas por bits, que são a menor unidade de informação que pode ser armazenada ou transmitida e que podem assumir o valor 0 ou 1. Deste modo, os bits são agrupados em 1, 2, 4, 8, 16 bits, e assim sucessivamente, tornando possível a representação de letras, imagens, sons, valores numéricos decimais, ou outros tipos de dados no sistema informático. Exemplo: 10010001 é um agrupamento de 8 bits, ou simplesmente byte.