Este blogue tem como finalidade a publicação de trabalhos feitos no âmbito da disciplina de Aplicações Informáticas, 12º Ano. Como tal, não terá outra finalidade senão a de mostrar os trabalhos desenvolvidos por mim na respectiva disciplina.
segunda-feira, 30 de janeiro de 2012
sexta-feira, 27 de janeiro de 2012
quinta-feira, 26 de janeiro de 2012
segunda-feira, 23 de janeiro de 2012
Trabalho Nº14 - Photoshop
Neste trabalho foram utilizadas, inicialmente, 3 imagens:
Como resultado da junção de todas as imagens, com a aplicação de uma mensagem e o ano lectivo obtive a seguinte imagem:
Estas 3 imagens foram-lhe retiradas as partes menos relevantes para colocar na imagem a seguir apresentada:
quinta-feira, 19 de janeiro de 2012
segunda-feira, 16 de janeiro de 2012
sexta-feira, 13 de janeiro de 2012
quinta-feira, 12 de janeiro de 2012
segunda-feira, 9 de janeiro de 2012
Introdução ao estudo do programa Adobe Photoshop
Hoje demos início ao estudo do programa de edição de imagens, Adobe Photoshop, concebido em 1987 por Thomas Knoll, na Califórnia, Estados Unidos. Knoll estava a trabalhar em casa na sua tese de doutorado quando criou um código no computador que exibia imagens em tons de cinza num monitor de bitmap preto e branco. Como o código não estava diretamente relacionado à sua tese de doutorado, Knoll ignorou. Só mais tarde, o irmão, John Knoll, apercebeu-se do potencial que existia. Juntos iniciaram o desenvolvimento do programa (1987) e em 1990 viram o seu grande feito ser lançado pela Adobe.
Este programa é caracterizado como um editor de imagens bidimensionais do tipo bitmap (possuindo também algumas capacidades de edição típicas dos editores vectoriais). É considerado o melhor que se encontra no mercado dos editores de imagem profissionais.
Thomas Knoll |
John Knoll |
Adobe Photoshop |
sexta-feira, 6 de janeiro de 2012
Formato de Ficheiros de Imagem
Existem duas grandes categorias de imagens, as bitmap e as imagens vectoriais:
- as imagens bitmap são um conjunto de pontos (pixéis) contidos num quadro, possuindo, cada um destes pontos, um ou vários valores que descrevam a sua cor;
- as imagens vectoriais são representações de entidades geométricas como um círculo, um rectângulo ou um segmento. Estes são representados por fórmulas matemáticas (um rectângulo é definido por dois pontos, um círculo por um centro e um raio, uma curva por vários pontos e uma equação). É o processador que fica encarregue de "traduzir" estas formas em informações interpretáveis pela placa gráfica.
- Características dos formatos dos ficheiros do tipo bitmap
- BMP
É um dos formatos mais simples, desenvolvido conjuntamente pela Microsoft e OS/2. Este formato foi estudado de maneira a obter um bitmap independente do periférico de afixação (DIB, Device independent bitmap).
- GIF
Uma imagem GIF pode conter de 2 a 256 cores (2, 4,8,16,32,64,128 ou 256) entre os 16.8 milhões. Assim, com este limitado em número de cores (e não limitada em cores diferentes), as imagens obtidas por este formato têm uma dimensão geralmente muito fraca.
- JPEG
O formato JPEG é um dos padrões mais populares da internet por aliar duas características importantes: oferece níveis razoáveis de qualidade de imagem e gera arquivos de tamanho pequeno quando comparado a outros formatos, facilitando o seu armazenamento e a sua distribuição.
- PDF
O formato Portable Document Format (PDF) é o padrão global para a captura e a revisão de informação de mídia rica de quase todos os aplicativos ou sistemas operacionais. Orgãos governamentais em todo o mundo usam este formato para comunicar as suas ideias e os seus pontos de vista.
- PNG
O formato PNG (Portable Network Graphics, ou formato Ping) foi criado em 1995 para fornecer uma alternativa livre ao formato GIF. Este formato permite armazenar imagens a preto e branco (até 16 bits por pixéis de profundidade de codificação), em cores reais (True color, até 48 bits por pixéis de profundidade de codificação), bem como imagens indexadas, fazendo uso de uma paleta de 256 cores.
- TIFF
O TIFF (Tagged Image File Format) é um antigo formato gráfico que permite armazenar imagens bitmap de
dimensão considerável (mais de 4 Go comprimidos), sem perda de qualidade e independentemente das plataformas ou dos periféricos utilizados (Device-Independant Bitmap, notado DIB).
dimensão considerável (mais de 4 Go comprimidos), sem perda de qualidade e independentemente das plataformas ou dos periféricos utilizados (Device-Independant Bitmap, notado DIB).
- Características dos formatos dos ficheiros do tipo vectorial
- SVG
O formato SVG (Scalable Vector Graphics) usa uma linguagem XML para descrever de forma vetorial desenhos e gráficos bidimensionais, quer de forma estática, quer dinâmica ou animada. Umas das principais características dos gráficos vetoriais, é que não perdem qualidade ao serem ampliados. A grande diferença entre o SVG e outros formatos vetoriais, é o fato de ser um formato aberto, não sendo propriedade de nenhuma empresa.
- SXD
É um formato burótico criado com o software OpenOffice.org Writer. Trata-se de um formato livre, alternativo ao formato Word (*.doc).
- PS & EPS
O formato de arquivo EPS (Encapsulated PostScript) é usado para transferir a arte em linguagem PostScript entre aplicativos, e é suportado pela maioria dos programas de ilustração e de layout de página. Normalmente, os arquivos EPS representam ilustrações ou tabelas únicas inseridas no layout, mas um arquivo EPS também pode representar uma página completa.
Como os arquivos EPS se baseiam na linguagem PostScript, podem conter gráficos vetoriais e de bitmap.
- CDR
CDR é um tipo de ficheiro utilizado geralmente para imagens gráficas, geralmente vectoriais, criadas pelo programa CorelDRAW, um programa de desenho vetorial bidimensional para design gráfico desenvolvido pela Corel Corporation. É um aplicativo de ilustração vetorial e layout de página que possibilita a criação e a manipulação de vários produtos, como por exemplo: desenhos artísticos, publicitários, logotipos, capas de revistas, livros, CDs, imagens de objetos para aplicação nas páginas de Internet (botões, ícones, animações gráficas, etc) confecção de cartazes, entre outros.
- WMF
WMF (Windows Metafile Format) é um formato nativo do Windows usado basicamente para gráficos vetoriais (como cliparts) compartilhados entre aplicativos do Windows. Pode conter informações de imagens rasterizadas, o InDesign reconhece as informações vetoriais e fornece suporte limitado para operações de rasterização. O suporte a cores está limitado a RGB de 16 bits, não aceitando separações de cores. Este formato não é a escolha ideal para documentos on-line ou para impressão comercial. Eles fornecem qualidade aceitável somente quando impressos com baixa resolução ou em impressoras não-PostScript a partir da área de trabalho do Windows.
quinta-feira, 5 de janeiro de 2012
Início 2ºPeríodo
Com esta mensagem dou início ao 2ºPeríodo Escolar, depois de umas pequenas férias de Natal :)
Subscrever:
Mensagens (Atom)