quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Fonte Tipográfica

Uma Fonte Tipográfica é um padrão, variedade ou colecção de caracteres tipográficos com o mesmo desenho ou atributos. Algumas Fontes Tipográficas: fonte Arial, fonte Garamond ou fonte Negrita, fonte Itálica...




Uma Família Tipográfica é um conjunto de fontes tipográficas com o mesmo estilo mas apresentadas com variações de espessura, largura, altura e outros detalhes.




Na tipografia, as Serifas são os pequenos traços e prolongamentos que existem no fim das hastes das letras. As famílias tipográficas sem serifas são conhecidas como sans-serif (do francês "sem serifa"), também chamadas grotescas (de francês grotesque ou do alemão grotesk). A classificação dos tipos em serifados e não-serifados é considerado o principal sistema de diferenciação de letras.




As Fontes Bipmapped são guardadas como uma matriz de pixeís e, por conseguinte, ao serem ampliadas perdem a qualidade. São concebidas com uma resolução e um tamanho especificos para uma impressora especifica, não podendo ser escaladas. As cinco fontes bitmapped são: Courier, MS Sans Serif, MS Serif, Small e Symbol. 

As Fontes Escaladas, ao contrário das fontes bitmapped, são definidas matematicamente e podem ser intrepertadas (rendering) para qualquer tamanho que forem requisitadas. Estas fontes contêm informação para construir os seus contornos através de linhas e curvas que são preenchidas para apresentarem um aspecto de formas contínuas, tais como as fontes TYPE1, TRUE TYPE e OPEN TYPE.




Sem comentários:

Enviar um comentário